segunda-feira, 14 de maio de 2012

Apresentação - Breve Histórico

Caros leitores,

Sou um jovem de 30 e poucos anos e sempre gostei de finanças pessoais. Desde que começei a trabalhar, por volta dos 18 anos, interessei-me por formas de investimento que superassem a renda fixa. Por ter baixa aversão ao risco, o investimento em renda variável foi o caminho natural a seguir. Após ver uma reportagem na TV sobre pessoas que investiram FGTS em ações da Petrobrás, fiquei curioso e resolvi estudar o assunto. Comprei um livro básico sobre investimentos, li artigos na internet e fui cheio de coragem para o mercado, no ano de 2003. Meu primeiro papel? PETR4 é claro!  Mal sabia que estava fazendo a primeira merda em renda variável: operar notícias. E notícias velhas por sinal!

Aporte naquela época era coisa rara. Ganhava pouco como militar, mesmo não sendo de uma patente baixa e tinha muitas despesas domésticas e aluguel. O que restava era para bancar custos com faculdade, cursos preparatórios e livros. Minha mãe comprava roupas pra mim. Transava raramente apenas com moças pobres e feias, as quais viam certo "glamour" em homens fardados. Como disse sabiamente um policial no filme Tropa de Elite: "- Faca na caveira e nada na carteira!"







Como só tinha 200 PETR4, não podia aportar e o quartel não me permitia crescimento profissional satisfatório (esperar 30 anos para me aposentar ganhando R$ 4 mil?), só me restava estudar para sair daquela vida de cão. Foi o que fiz por alguns anos, sendo que cada cacetada no quartel me motivava ainda mais. Não querendo parecer ingrato, pois devo tudo a esse primeiro emprego, mas não sinto a menor falta dele... hehehe

Após anos de fortes altas, veio a crise de 2008. De um investimento inicial de R$ 7 mil, eu já tinha R$ 30 mil, que viraram R$ 15 mil em poucas semanas. Passei tranquilo por isso. Sabia que uma hora o mercado cairia. Claro que não imaginava aquela força toda! Mas aquela crise foi um ótimo teste psicológico para mim. Outra vez, busquei novos conhecimentos com o objetivo de alavancar o patrimônio. Conheci o mercado de derivativos. Encantei-me! E também fiz muita merda... só não quebrei devido a uma rigorosa política de gestão de riscos, pois fiz tudo de errado que se possa imaginar. Fiquei um bom tempo sem mexer com isso para não me foder ainda mais. Faz um ano que acertei a mão fazendo vendas cobertas e travas de baixa para ganhar um troco a mais. Estudo incluir outras operações, mas isso é papo para outro post.

Após árduos anos de labor, muitos finais de semana e férias sem fazer nada, longos períodos de amarguras, decepções e onanismo diário por falta de mulher, apenas estudando todos os dias o dia inteiro, eis-me aqui, no emprego atual, com mais de 10 mil mensais.

Agora o bicho vai pegar...

8 comentários:

  1. Bem vindo! (apesar de já ter te visto com outro nick :P)

    Pelo visto a maioria dos blogueiros tem por volta de 30 anos, isso é legal, pois coloca todos numa mesma geração e a partir daí você vê a diferença de atitudes de cada um.

    Aprender fazendo merda... nossa, acho que todos fizemos isso. Meu primeiro aporte da vida foi R$100,00 em um fundo Itaú DI que cobrava 4% aa de taxa!! =O

    Enfim, meu passado me condena hahaha

    14 conto mensal vai te dar chance de aportar beeeem alto... seria legal você fazer um post com sua situação atual pra poder entrar no ranking do Pobretão :)

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahhaa..
      ""Aprender fazendo merda... nossa, acho que todos fizemos isso. Meu primeiro aporte da vida foi R$100,00 em um fundo Itaú DI que cobrava 4% aa de taxa!! =O"
      NEm preciso dizer que fiz o mesmo..rsrs..
      SRF, qualquer semelhança é mera coincidência..
      Ah se eu soubesse! Agora vou ter que esperar o IR diminuir pra não piorar a situação na hora do resgate!! =(

      Tb apoio a entrada do Troll no ranking do pobreta!

      Excluir
    2. Olá minha blogueira predileta!

      Em breve farei um post com minha situação atual e onde pretendo chegar.

      Beijos!

      Excluir
  2. Obrigado pela visita e pelo comentário, SRF!

    Sim, todos cometemos erros em finanças. O único jeito de sobreviver é sendo rigoroso com a gestão de riscos. Não adianta querer ficar rico em pouco tempo ou fazendo um trade gigantesco. Esse tipo de estratégia dá certo com 1 em 1 milhão.

    Sim, tenho boa capacidade de aporte, mas também tenho despesas, além de não deixar de curtir alguns prazeres, como viagens, festas e panicats. Vou fazer um post detalhando melhor isso, mas adianto que esse ano devo aportar em média R$ 3 mil mensais. Ano que vem, talvez consiga subir para R$ 5 mil.

    Vou participar do ranking do Pobretão por diversão, pois acho a narração muito divertida! rs

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi amigão, conte no seu blog"Alguém sabe pq o FM encerrou o blog? Eu sei.."
    Codorno

    ResponderExcluir
  4. Estou começando a ler suas postagens agora. Vou tentar ler todas desde essa primeira. Parabens pelo seu blog. Otima leitura...

    ResponderExcluir