quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Atualização Mensal - Julho 2012 (Aniversário da Carteira)

Legionários da Blogosfera,

Mais um mês se passou e mais uma etapa foi cumprida rumo à IF. Cheguei bem próximo da minha meta financeira anual e pretendo consolidá-la durante agosto, com aporte e renda ativa de opções. Logo, se tudo der certo, terminarei agosto adiantado em 4 meses em relação à meta anual.

Completei 1 ano desde que implantei meu plano de investimento de longo prazo e o resultado é um crescimento acumulado de aproximadamente 34%, sendo que a meta era de 23,29%. O lucro auferido com opções representou 1,17% do capital inicial, bem abaixo do mínimo de  4% aa buscado, mas, ainda assim, um valor bom, considerando que começei a alavancagem somente em janeiro, mês que o IBOV repicou bem, stopando meus lançamentos e me levando a cometer erros em operações completamente fora do meu plano. Isso foi bom para eu aprender a seguir meu planejamento a risca e a ter controle psicológico, pois ser stopado vai acontecer muitas vezes e para ser vencedor é preciso saber lidar com pequenas perdas.

Jullho também foi mês para aumentar meu preço médio em CIEL3. Sim, enquanto muitos se preocupam em reduzir o preço médio dos micos que compram e que só os levarão a perder dinheiro, eu aumento meu preço médio das ações de boas empresas, com o objetivo de pagar menos IR no caso de liquidação total da posição. Funciona assim:

1) Se o ativo se valorizar acima de 10%, vende-se uma quantidade abaixo de R$ 20.000,00 no mês, pois o lucro auferido nas vendas abaixo desse limite é ISENTO de IR;

2) Para que a Receita Federal não interprete sua operação como Daytrade, recompra-se a mesma quantidade de ações no dia posterior.

Com esse procedimento, aumentei meu preço médio em CIEL3 de R$ 37,86 para R$ 51,47. Antes que perguntem, não há nada de ilegal na operação, pois apenas aproveita-se de um benefício fiscal (isenção) para pagar menos IR, sendo tudo perfeitamente declarado na DIRPF. Esse procedimento possui o nome técnico de ELISÃO FISCAL, que não tem nada a ver com EVASÃO FISCAL, que é infração tributária e, dependendo da magnitude, crime contra a ordem tributária. Google it.

Segue a evolução patrimonial, com a alocação dos ativos:




Segue o balanceamento da carteira (preços de 01/08):



É possível perceber que BBDC4 e VIVT4 ficaram praticamente no 0x0. Seguirei com as compras normalmente, pois os balanços trimestrais não vieram ruins. Ainda não analisei, mas o desempenho de GGBR4 não foi ruim, considerando as dificuldades desse setor. PETR4 performou muito mal, mas, devido a minha baixa exposição, sua rentabilidade negativa foi compensada, em muito, pelas ótimas performances de TBLE3, CCRO3 e CIEL3. Petrobrás está longe de ser um mico, porém está muito alavancada e com dívida altíssima. Isso sem mencionar a interferência governamental através da política de preços dos combustíveis, que está minando o caixa da companhia. Em minha opinião, para o longo prazo, não vejo como não ter um pouquinho de PETR4 e VALE5 numa carteira de ações. Essa última, está um filé ao preço atual.


Resumindo:

Aporte do mês: 1,57% do inicial
Proventos: 0,09% do inicial (média mensal em 2012 igual a 5,08% do salário - meta: 100%)
Bruto com opções: +0,49% do inicial - lucro com lançamentos cobertos em PETR4 e BBDC4 e lucro com compra a seco de PETRH20 (não recomendado para quem tem pouca experiência)

Rentabilidade: 3,33%

 Sem muita inspiração para desenhos e trollagens,

Um abraço a todos!

65 comentários:

  1. Parabens, Troll..
    A rentabilidade de 3,33% é com aportes ou sem aportes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Max!
      Sempre publico com aportes. Inclusive eu deveria ter escrito evolução patrimonial no lugar de rentabilidade.

      Excluir
  2. Bem legal sua rentabilidade líquida anual de quase 10% fazendo trade, mexendo com opções etc. Tá quase igual a minha de mais de 12% (sem contar com a alta de 6% das ações da grazziotin hoje) sem ficar muito tempo no computador

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado FM, mas eu não chego no seu chulé com sua rentabilidade maravilhosa sem aportes. O único jeito de eu te trollar é rindo do seu braço fino... kkkk!

      Excluir
  3. Bom, pedo jeito vc é auditor da receita federal. Acertei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tentativa, mas não é esse o meu cargo! hahahaha!

      O parco conhecimento de tributação que possuo eu adquiri estudando finanças mesmo. Vi um pouco na faculdade tb.

      Excluir
    2. Deve ser Assistente Administrativo em alguma Prefeitura

      Excluir
    3. Troll, quanto tempo você estudou por dia durante os cinco anos q você tentou?

      Excluir
    4. Ao anônimo acima, vou manter seu comentário, pois acho que vc precisa de uma resposta. Não, não sou assistente administrativo. Não vou revelar, mas meu cargo certamente é um dos mais cobiçados por quem estuda para concursos.

      Porém, se eu tivesse um cargo ou emprego de menos projeção (eu jé tive), não teria vergonha nenhuma de assumir isso aqui, pois superar barreiras é o que me motiva.

      RNM, como vai vc? Eu estudei 4 horas líquidas por dia. Se somar os intervalos, dá umas 5h em média. Nos períodos em que os editais estavam para sair, eu aumentava para algo entre 6h e, nos finais de semana, 8h, sendo 4h pela manhã e 4h de tarde.

      É isso!

      Um abraço!

      Excluir
  4. Tem tanta gente obcecada em baixar o preço médio, que mal sabe eles que aumentá-lo é muito bem vindo. E aumentar o preço médio de empresas boas é uma coisa muito natural.

    Parabéns pela rentabilidade.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou aumentar meu preço médio em todos os papéis. Esse negócio de diminuir, não vejo sentido. Eu só compro se a empresa tiver fundamentos e vendo quando os perder. Preço médio só controlo para efeito de IR mesmo.

      Um abraço!

      Excluir
  5. Troll, a estratégia de se diminuir o PM é fantástica... ainda não tinha pensado nisso. Vc pode até sair com prejuizo a compensar, tendo lucrado horrores. Com relação a sua rentabilidade, os amigos de cima já disseram e assino embaixo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zé!

      Só uma pequena correção: eu aumentei meu preço médio. Para carteiras na casa dos 7 dígitos não compensa por causa dos custos e risco de valorização do ativo, mas para carteiras pequenas e intermediárias de longo prazo é algo fundamental.

      Obrigado pela visita!

      Um abraço!

      Excluir
    2. Troll, não entendi. O risco de valorização penso que se anula com o risco de desvalorização do ativo, vc pode até usar AT pra vender em momentos de "sobrecomprado"... se vai recomprar no dia seguinte não vejo grandes riscos de variação na cotação.

      Excluir
    3. Zé, o risco de grande variação na cotação pode ser pequeno, mas existe sim. No meu caso, eu até tive um pequeno lucro, pois vendi CIEL3 por 60,10 e recomprei por 59,70. Mas imagina ter que recomprar por 66? Existe o risco de sangria do caixa devido a uma grande alta. Já a queda é bem-vinda para essa operação, pois teremos entrada de caixa aliada ao aumento do preço médio.

      Excluir
  6. Ola Troll
    Parabens pela evolucao na carteira. Excelente analise sobre aumento no PM. Muito bem pensado. Como minha carteira eh para LP, nao me preocupo muito com isso, mas para muitos eh extremamente util.
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dividendos,

      Mesmo para carteiras de longo prazo é importante. Se seu preço médio for muito baixo, pode fazer isso mês a mês.

      Um abraço!

      Excluir
  7. Não consegui entender o lucro dessa operação Troll, na boa.

    Aumentar o preço médio até entendo ser um bom negócio. Se vc tem 100 ações a R$10 e percebe que a ação vai ter uma forte alta nos próximos dias, porque não comprar + 100 a R$13 e ficar com preço médio de R$11,50? Aí sim, isso é inteligente.

    Mas o que vc propôs não faz sentido. Vender uma ação a R$15 para recomprar a R$18? Para fazer isso então deixa a ação aonde ela está, quietinha...

    Um abraço Troll!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele aumenta o preço médio para não pagar IR ao calcular o lucro da operação quando fechar a posição, o risco de valorização da ação é menor que o IR que ele pagaria de graça à Receita, acho uma boa estratégia se a empresa estiver em franco crescimento.

      Excluir
    2. Onde vc leu que eu propus vender a R$ 15 e recomprar a R$ 18, meu caro Eike? Inclusive, essa forte valorização - 20% no SEU exemplo - é o risco da operação.

      O ideal é vender e recomprar mais barato e com pequena valorização para não ter sangria no caixa. No meu caso, eu tive até um pequeno lucro, pois CIEL3 caiu.

      Minhas ações, TODAS elas entraram em minha carteira por causa de fundamentos e saírão quando deixar de tê-los. Atualmente, tenho PETR4 e GGBR4 em quarentena, ou seja, interrompi as compras mensais temporariamente. As outras, eu compro normalmente, independente se vai subir ou se vai cair.

      Um abraço!

      Excluir
    3. Então vc fez que nem o meu primeiro exemplo... aí sim... ;-)

      Excluir
  8. Fala Troll

    Ótima rentabilidade esse mês, faz tempo que iniciou posição nesses ativos?

    Só não entendo esses seus trades com opções que só dão prejuízo, não seria melhor usar esse capital em outra modalidade?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IA!

      Como assim só tenho prejuízo com opções? Eu só perdi em 2 meses até agora, sendo que em ambos eu fugi do plano! Ainda assim o saldo é positivo e satisfatório. Vc tá me trollando?! huahuahua!

      E ainda é muito cedo para avaliar alguma coisa. Preciso de pelo menos um ano de operações para ver se vale a pena continuar, interromper ou reduzir a quantidade de operações.

      Um abraço!

      Excluir
    2. E respondendo a sua pergunta, tenho posição em PETR4 desde 2004. GGBR4 e BBDC4 entrei pouco depois. Porém, ano passado fiz um grande aporte na bolsa e aumentei minha posição nesses ativos. PETR4 e GGBR4 foram as que menos comprei pois não quero me expor em mais de 10% do patrimônio nesses papéis. A proporção que quero seguir é mais ou menos aquela do quadro do post.

      Excluir
    3. Me guiei pela linha Opção na planilha, nela todos os campos estão negativos, concordo que ainda tem poucos dados para tirar uma conclusão mas com 6 meses já dá pra ter uma idéia de como serão os próximos 6.

      Excluir
    4. Os números negativos significam apenas que estou vendido em opções, o que não significa prejuízo financeiro. Um saldo de -500,00 em um mês pode se transformar em -200 com decorrer do tempo, ou seja, ganho 300 reais só pela passagem do tempo.

      Excluir
  9. Olá Troll!

    Boa rentabilidade, se possível informe a rentabilidade excluindo o aporte =) que é a utilizada no ranking de rentabilidade.
    Não entendi a operação de aumentar preço médio, porque a Receita interpretaria como trade uma venda de muito tempo depois da compra e porque recomprar em um preço maior em seguida? Isso seria o trade que tanto falou para evitar no B&H.
    Sexta-feira sai o balanço da PETR4 o que está esperando, otimismo ou pessimismo?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. General, sem aportes, fica em 1,77%, mas não é um cálculo exato, já que não estou considerando a data do aporte. Mas é o que há... rs

      GI, para a Receita, o que importa é o que está nas notas de corretagem. Se vc vende por R$ 20,00 e recompõe sua posição no mesmo dia por 19,90, a receita enxerga isso como daytrade e vc perde a isenção de R$ 20 mil.

      Com relação a recomprar por um preço maior, não isso que está no post. Veja bem, eu tinha CIEL3 a 37,xx. Vendi e recomprei por a mesma quantidade de ações por 60,xx. Logo, não perdi dinheiro algum, tenho a mesma quantidade de ações e não paguei IR sobre o lucro (isenção para vendas abaixo de 20k). Porém, com esse procedimento, para a receita eu encerrei uma posição com lucro isento de IR e iniciei uma nova posição ao preço de 60,xx, entendeu? Como não foi possível fazer isso com toda a carteira, meu preço médio subiu para 51,xx. Agora, se eu vender toda a carteira, meu preço médio é bem maior do que o inicial apenas para efeito de IR, pois financeiramente, meu preço de entrada continua sendo 37,xx. Isso é apenas uma manobra para pagar menos IR. O melhor é que é tudo feito dentro da lei.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Olá Troll!

      Obrigado pela paciência em explicar, rsrs. Caramba essa manobra é muito eficiente! Vou estudar mais sobre a questão dos impostos, agora entendi sim, para o longo prazo é excelente =)

      Recomenda alguma leitura deste tipo?

      Abraços!

      Excluir
    3. Não precisa me agradecer, pois esse espaço é para compartilhamento de experiências mesmo.

      Não precisa ser nenhum tributarista para investir na bolsa. Acho interessante ler o Regulamento do IR, na parte que fala sobre renda variável e isenções. No mais, vc encontra muita informação em fóruns e até no próprio site da sua corretora.

      Terminei de ler um livro e percebi que autor tem uma maneira de investir na bolsa semelhante à sua. Ele gosta de fundamentos, mas ele tb observa os preços e procura realizar lucro quando eles sobem demais. Acho que vc tem muito a aprender com ele. É o Tetzner. Ele tem blog onde há um ranking dos FIIs por rentabilidade. O link é:

      http://tetzner.wordpress.com/

      O livro dele que li e gostei muito é:

      http://www.bookess.com/read/12523-os-segredos-de-um-investidor-de-sucesso/

      Um abraço!

      Excluir
  10. há um tempinho atrás o blog "pequeno investidor" publicou um post bem explicativo com essa estratégia de aumentar o PM pro IR impactar menos. foi lá que vc viu?

    outra coisa: daytrade não é só qdo se compra e se vende no mesmo dia? quando se vende e recompra tbém é considerado daytrade? nesse caso não há lucro ainda, de que importa pra receita federal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, não foi no blog que vc citou, pois caso eu tivesse visto isso lá, certamente daria os devidos créditos. Eu aprendi essa manha numa discussão no site do Bastter há muito tempo. Nem todo mundo concordou com o método, mas eu o acho muito válido.

      A Receita vai pegar sua nota de corretagem e ver que vc vendeu por 20 e recomprou por 19,80 no mesmo dia. Não interessa se é ação encarteirada, vc terá que pagar IR mais multa sobre 0,20 de lucro na operação que a receita considera daytrade. É uma falha da legislação.

      Excluir
    2. Daytrade é uma operação no mesmo dia, de compra e de venda, não necessariamente nesta ordem. Compra e posterior venda ou venda e posterior compra, no mesmo dia, é daytrade.

      Há lucro sim. Supondo que eu já tinha 100 XPTO3 no dia (eu poderia ter comprado antes ou poderia ter pego emprestado). Se eu vendo por 10 reais cada e recompro por 9,00, tive um lucro de 100 reais menos custos. Daytrade.

      Abraços

      Excluir
  11. Interessante sua tática para não pagar IR, mas ela pra fazer diferença no LP vai exigir um controle ferrenho das compras.

    Além disso, creio que para carteiras de alto valor e poucos ativos esta estratégia ficará inviabilizada rapidamente, pois só poderia fazer com basicamente 1 ativo por mês.

    Mas é bem interesante mesmo. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem faz compras mensais para LP não precisa se preocupar com o preço das ações, pois é só olhar os fundamentos e acompanhar os balanços. Pagar menos IR é apenas um "plus" e não vai deixar ninguém rico.

      Vc tem razão quando menciona a inaplicabilidade da tática para carteiras grandes. Para portifólios superiores a R$ 1 milhão, o limite da isenção é muito baixo, além da quantidade de ações ser grande. Logo, seriam necessários meses para conseguir algum aumento do PM, se expdo ao risco de sangria do caixa e pagando muitas taxas. Mas para carteiras em formação ou com valores inferiores a R$ 1 milhão, acho uma ótima tática.

      Um abraço!

      Excluir
  12. Dizer o quê? Conhecimento recompensado! Abraços e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nada! Isso é ano de aprendizado e ajustes! Vem fumo grande nas opções aí!

      Obrigado!
      um abraço!

      Excluir
  13. Segue meu blog aí maior tirador de onda da blogosfera!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, vc é trader de Iphone e seu objetivo é juntar dinheiro para comprar um Honda Civic com ajuda do papai. Putz!

      Não me leve a mal, mas pq eu iria te seguir?!

      Excluir
  14. Que que vc tá fazendo com PETR4 ao invés de VALE5? Olha o fumo que teu patrão (PT) tá te dando! Hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto uma como outro pertencem a setores econômicos cíclicos. O ideal é carteira de longos prazo terem um pouquinho das duas. PETR4 foi meu primeiro papel e com ela saí de um capital de R$ 7.000 para R$ 21.000 antes da crise de 2008. Com o tempo, reduzi minha exposição ao setor e hoje é um papel em quarentena.

      VALE5 realmente possui indicadores melhores, mas tb passa por um período de queda nos lucros, isso sem mencionar a grande dependência da economia chinesa. Quando entrar mais dinheiro novo, será uma das novas empresas que eu colocarei na carteira.

      E se for para misturar política com bolsa, então é melhor deixar o dinheiro na poupança, pois toda grande empresa está sujeita a esse tipo de influência. Aliás, nem na poupança estamos a salvo, pois até nela o governo mexeu. O ideal é esquecer essas oscilações de curto prazo e focar sempre no longo prazo.

      Excluir
    2. Troll! Sem querer ser chato, mas já sendo, eu não entendi muito bem a sua estratégia de manter em quarentena? Tudo bem que ela já te deu alegrias no passado, mas o que te faz segurar mais um tempo na posição (tirando o apego hehehe)? Você acredita que o resultado é ruim mas a empresa vai recuperar?
      Sobre misturar política com bolsa, simplesmente não tem como ficar isento, mas não é melhor ficar atento? Hoje é essa putaria com o petróleo (e o abandono do proalcool pela segunda vez e um monte de dinheiro no lixo...). Amanhã proíbem o consumo de cigarros e etc.

      Valeu

      Excluir
    3. Boas colocações!

      Manter em quarentena significa que apenas um período de dificuldades não torna a empresa ruim. E Petro não é ruim, mas está passando por investimentos vultosos sem ter caixa para financiar. Porém, ela é praticamente monopolista no ramo mais rentável do mundo, logo para ela fazer caixa é a coisa mais fácil. Aí entra a influência política. Devemos ficar atentos não apenas com o cenário político, mas tb com os balanços, pois eles são nossa principal fonte de informação. Vou aguardar o próximo e até lá, nada de compras. Não su a favor de ficar vendendo ativos, ainda mais no fundo, pois vc tem que arcar com muitos custos para fazer giro de patrimônio. Esse é o meu critério, o que não significa que seja uma verdade absoluta.

      Outra coisa importante: olhe minha carteira e veja qual grande empresa está totalmente isenta de influência política. A resposta é nenhuma. Por isso vou repetir: se alguém se assusta demais com a influência do governo (independente de partido) mercado, o certo é não investir na RV. Até na RF e na poupança eles mexem! O negócio é esquecer o governo e comprar empresas que dão lucro. No meu caso, tenho PETR4 e GGBR4 na zona amarela até o fim do ano.

      Abraços!

      Excluir
  15. Muito bom essa estratégia de aumentar o PM!
    Quanto a VALE5, também já estava começando a ficar de olho nela.

    A propósito, o que vc acha deste ranking?

    http://www.investidorjovem.com.br/ranking-de-acoes


    Acho bem interessante. A VALE5 tb foi apontado como um dos TOPS.


    Tem algum ponto a criticar sobre este critério de seleção?

    abs!

    ResponderExcluir
  16. ID, eu acho que cada um tem que ter seu próprio ranking e critérios. Acho válido observar outros critérios e rankings, mas operar apenas com base nisso é o mesmo que seguir dica de fórum. Esse ranking só usa 4 indicadores. Eu acho que analisar uma empresa é muito mais do que isso. Tanto é que o ranking possui algumas distorções, como BISA3 em primeiro e as ótimas HGTX3 e CIEL3 lá embaixo.

    O melhor é fazer suas próprias análises sempre.

    ResponderExcluir
  17. Fala Troll.

    Muito boa rentabilidade, principalmente por ter atingindo o objetivo antes do planejado. Uma operação que li um pouco sobre ela mas que não tenho condições para realizar é a tal da opção. Felicidades.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opções são derivativos de alto risco devido a alavancagem. Não recomendado para quem não tem alguns anos de experiência e, mesmo assim, operando sempre com muito pouco capital. Uma das maiores ilusões é achar que pode ganhar dinheiro e ficar rico com opções. Na melhor das hipóteses, ganha entre 4% e 6% ao ano, o que no longo prazo é uma diferença brutal. Mas ganhar grana no curto prazo, esqueça isso. Qualquer coisa, é só perguntar aí!

      Um abraço!

      Excluir
  18. A sua rentabilidade está muito boa!

    Bom esse blog, estou recomendando na minha lista!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Meu caro, essa estratégia de aumentar o preço médio é ESSENCIAL pra carteiras grandes e/ou ativos encarteirados há muito tempo. Eu tenho 20.000 OGXP3 e passei o ano passado e o primeiro trimestre deste ano aumentando meu preço médio utilizando essa "ferramenta" descrita por você, que exige nada mais que disciplina pra se operar pelo menos duas vezes ao mês (e de bônus ganhar a isenção da custódia), SEM EXCEDER 20K na venda, senão tudo vai pro vinagre!

    Outra coisa, você mencionou que se paga uma "multa" por fazer day trade, mas eu acho que isso não procede. A alíquota é que é maior (20%), sem isenção de 20K, mas ainda podendo compensar eventuais prejuízos na apuração do IR.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acrescentar um comentário valioso!

      O que quis dizer é que no caso de ser feito um dayrtrade e o mesmo não constar na DIRPF, se sua declaração for retida em malha, certamente será cobrada uma multa sobre o IR não recolhido.

      Excluir
  20. Você pode me indicar livros de investimentos.Se tiver em pdf no 4shared.com melhor ainda.Quero aprender a ser trader.Agradeço.
    Sardela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho pouco a acrescentar nessa área, pois não sou trader e não pretendo me aprofundar em análise técnica. Falam muito bem do Alexander Elder.

      Excluir
  21. Eae, Troll, feliz com TBLE3? Estou de olho nela.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A empresa é sólida e com ótima transparência para o minoritário. Acho ela e GETI3 os melhores papéis do setor. Só tem que ficar de olho na dívida de TBLE3, pois ela deve aumentar ainda mais devido a aquisição da unidade de Jirau, mas a empresa já mostrou que tem plena capacidade de aumentar a dívida sem prejudicar os lucros.

      Excluir
  22. Olá Troll!

    Vai continuar postando a carteira para participar do Ranking? Preciso até amanhã a noite por favor.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  23. Eae Troll, não se esqueça de atualizar o blog não.

    Abraços e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, farei isso segunda a noite!

      Obrigado pelo incentivo!
      Um abraço!

      Excluir
  24. perdeu a senha do uol invest? kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  25. Atualiza logo essa merda, fdp!

    Abraços.

    ResponderExcluir