domingo, 20 de janeiro de 2013

Dividendos: É Possível Viver Deles?

Essa imagem possui uma ligação sutil com o post. Só os inteligentes entenderão...


Muito se discute sobre esse assunto, o qual é extenso e é tema de vários artigos e estudos. Afinal, qual a real importância dos dividendos? Se eles são tão importantes, por que os grandes players não compram apenas papéis com DY alto? É correto comparar DY com CDI, SELIC, IPCA e outras merdas?!

Suponha um investidor com patrimônio de R$ 5 milhões em ações com DY médio de 5% a.a, o que lhe rende R$ 250 mil de dividendos anuais. Num primeiro momento, qualquer pessoa irá comparar esse DY com o ganho de um investimento de baixo risco. Não seria melhor alocar o patrimônio em títulos do governo, com a taxa SELIC atual em 7,25% a.a? Ou alocar em imóveis e FIIs? Por que se sujeitar ao risco do mercado acionário para ganhar menos do que  renda fixa, mesmo considerando um IR de 15% sobre o lucro?

Considero o pagamento regular de dividendos crescentes ao longo do tempo um excelente indicativo de saúde e boa gestão de uma empresa. Eles também proporcionam o efeito de juros compostos ao serem reinvestidos em mais ações, criando o conhecido efeito "bola de neve". Veja o gráfico abaixo:


Os 140 anos de dados históricos do mercado americano não deixam dúvidas: reinvestir os dividendos é obrigatório e tem o potencial de aumentar o patrimônio exponencialmente.

Porém, apenas dividendos, mesmo que altíssimos (ELPL4 com seu DY de 25% aa!), não tem o poder de te deixar rico. É necessário que haja ganho de capital para que renda variável seja mais atrativa que a renda fixa, ou seja, um prêmio de risco, já que o mercado de ações é mais arriscado (há um nome técnico que não me recordo). Para que haja esse ganho, as empresas que compõem uma carteira devem apresentar lucros crescentes e consistentes ao longo dos anos. Os lucros potenciais de turnarounds e startups também proporcionam ganho de capital, mas como essas empresas não pagam dividendos, elas não são o foco desse post (e nunca serão, pois eu não curto). É dos bons fundamentos que vem o ganho de capital, pois no longo prazo cotação e lucro caminham juntos, para baixo ou para cima. Veja USIM5:



 Não confundam cotação diária com o gráfico acima. No curto prazo, o preço reflete notícias e especulação. O verdadeiro B&H ignora isso e analisa balanços, preferencialmente somente os anuais. No longo prazo, há outros fatores que pesam, mas o lucro é o mais importante deles. Quando a empresa é lucrativa, não importa o PL alto (AMBV4) ou a gestão (PETR4 durante o último bull market): a cotação irá subir, proporcionando simultaneamente ganho de capital e aumento dos dividendos pagos.

Logo, a comparação pura e simples do DY com qualquer índice reflete despreparo do inverstidor sobre como escolher uma empresa para investir. Respondendo a questão proposta: sim, é possível viver de dividendos, mas esse é um processo que levará MUITOS ANOS até acontecer, sendo que os balanços das empresas NUNCA poderão ser ignorados. Não existe esse negócio de relaxar a beira da piscina e esperar os dividendos caírem na conta. Uma vez que alguém investe na bolsa, essa passa a ser uma profissão e requer estudo e aperfeiçoamento constantes. Definitivamente, isso não é para qualquer cidadão que se acostumou com a era dos juros estratosféricos.

Construir uma carteira unicamente baseada em dividendos é ERRADO! A política de dividendos pode mudar devido a algum investimento relevante, ou o lucro das empresas pode cair devido a inúmeros fatores (concorrência, governo, fraudes, crises internacionais, calendário maia etc). O ideal é ter uma carteira diversificada entre empresas boas pagadoras de dividendos e empresas de crescimento, além da diversificação intra e intersetorial.




Um abraço a todos!


" Os juros compostos são a força mais poderosa do universo."
- Albert Einstein -


133 comentários:

  1. Excelente post, muito bom mesmo, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linguagem simples, do jeito que deve ser a postura do pequeno investidor ante o mercado.

      Valeu Dúca!

      Excluir
  2. parabéns pelo post rei,

    a uma tirinha foi demais, me lembro de ter lido essa puplicação em alguma revista.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aki, ó:

      http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/30556_SIM+E+POSSIVEL+VIVER+DE+RENDA+NA+BOLSA

      Excluir
    2. Estou com pena dessa menina. Se ela quiser chorar, pode sentar aqui no colinho de El Rei... hehehe

      Excluir
  3. Muito bom post!

    A comparação pura e simples de DY com SELIC é incoerente, pois não está levando em consideração o crescimento dos dividendos ao longo do tempo.

    É o mesmo caso dos imóveis.

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Dimarcinho! A Ambev é um dos melhores casos para se estudar o crescimento dos dividendos ao longo dos anos! Se não me engano o Fábio Portela planilhou essa evolução e publicou no blog dele. É impressionante!

      Excluir
  4. Maldade esta última tirinha, mas eu ri muito, kkkkkkkkkk.
    Excelente postagem, amigo.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquela foi exatamente minha expressão quando li a reportagem... hehehe

      Sua série de ETFs tb está muito boa!

      Um abraço, grande ADP!

      Excluir
  5. Gostei do post, troll..! Mesmo iniciante consigo compreender os conceitos q vc abordou.. Futuramente penso em ter estes dois tipos de empresas q vc abordou...
    Bjao
    Jovem investidora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina Jovem Investidora,

      O blog de El Rei é voltado para qualquer pessoa que busque informação. Aqui tb é um blog para iniciantes, diferente de outro muito aclamado pelos babadores de plantão.

      Aguardo pela sua carteira!

      Beijos!

      Excluir
  6. Respostas

    1. 1) É óbvio que compramos ação não para perder dinheiro, por consequência o ganho de capital é relevante em qualquer ação, seja boa pagadora de dividendo ou não. Ou vc tem dúvida que ganho de capital é um dos objetivos de qualquer investidor em RV? Putz!

      2)O Seu gráfico já mostra que sua carteira contradiz seu post. Uma carteira inflada de Petro e Gerdau não corresponde com a evolução colocada.

      3)Seu post tem um nível melhor que o do Dimarcinho que só escreve historinhas.

      4) Vc escreveu que : "Construir uma carteira unicamente baseada em dividendos é ERRADO! A política de dividendos pode mudar devido a algum investimento relevante, ou o lucro das empresas pode cair devido a inúmeros fatores (concorrência, governo, fraudes, crises internacionais, calendário maia etc)". E se tudo acontecer e acontece me responda duas coisas a) O que vai acontecer com o valor da cotação ativo? vai subir ?

      Excluir
    2. Interessante como a formiguinha sonha em derrubar o elefante, embora não consiga notar a irrelevância de seu tamanho frente ao do imponente oponente. Assim é vc, Gerente Investidor. Como ousa se comportar de uma forma tão arrogante se deveria apenas aqui vir para aprender? Com relação aos ítens 1 e 2 de tão estúpidos, não me alongarei : 1) vc obviamente não entendeu bem o post. 2) vc não sabe 10% de bolsa como meu Rei, basta ver a evolução de longo prazo dos últimos 8 anos da PETR. Com relação ao ítem 3, não desemerecendo ao Dimarcinho, mas a afirmação é óbvia : o blog do Rei sempre será o melhor da blogosfera; 4) obviamente a resposta à sua pergunta deve considerar o longo prazo e não estou certo como vi no ítem 2 se vc sabe o que isso quer dizer. Em resumo, é bom mesmo vc visitar este blog, pois aqui terá aonde aprender, mas seria melhor se manifestasse reverência ao El Rei e não a arrogância que expressa toda inveja que existe no âmago de seu insignificante ser. Att, Guardião do Rei Troll.

      Excluir
    3. Guardião escreve igualzinho ao El rei. Pq será?

      Excluir
    4. Porque nele me inspiro, como aliás vc deveria fazer, nefasto ser. Todavia quisera eu ter a eloqüência de El Rei. Só espero estar nos passos certos para o alcance desta imensurável glória. Sente, aprenda e aprecie, poderá um dia melhorar e sair da podre vida invejosa que tens. Att.: Guardião do Rei Troll.

      Excluir
    5. O Cambaleão Bostejante defec#... ops, quero dizer, ataca novamente!

      Antes de mais nada, meu Guardião foi escolhido pela sua sagacidade e inteligência, chegando a superar El Rei (por pouco) na arte da escrita. Vc não tem a menor chance num duelo contra ele, pois seu intelecto já é muito aquém do mínimo que se espera até mesmo para comentar aqui. Para enfrentar meu guardião pessoal, faz-se mister anos de estudo e conhecimento que vc jamais terá.

      1) Eu não tenho dúvidas sobre a importância do ganho de capital, mas isso pra mim está muito além de um preço piscando no HB. Vc não tem a menor noção do que falo, tanto que faz a comparação burra entre DY e poupança, a qual demonstrei ser incoerente.

      2) Não há nenhuma incoerência em minha carteira. Ela ilustra perfeitamente o que escrevi na conclusão do post. Mesmo com as margens pressionadas, Gerdau e Petro são bem melhores do que sua APOSTA em LLX.

      3) Seu analfabetismo funcional me escandaliza. Vc é o típico superior hierárquico que causa asco nos subordinados, pelo fato de eles serem obrigados a receber ordens de alguém tão asquerosamente ignorante. Por que eu defendi diversificação intra e intersetorial? Pq se merda acontecer com uma empresa, as outras equilibram a carteira?! DÃÃÃÃÃÃÃ!!!!

      Excluir
    6. Vomitou e não respondeu nada. Com muitas palavras demonstrou qual nefasta e ignaro é o mundo que vive.

      Diante da minha fulgente sabedoria o seu pequeno ser demonstrou agrura em desespero.

      Se não responder não tem como dialogar com a ignorância.

      Excluir
    7. Porra gerentão, falou bonito hein..., Só uma placenta (o feto foi descartado no parto da cabrita) para investir em gerdau. Ninguém da blogosfera tem Gerdau e bradesco....

      Capeta

      Excluir
    8. El Rei não se rebaixará para explicar a uma pessoa cuja ignorância aflora tal qual a sua. Por favor, Gerente, busque seu caminho e deixe Vossa Majestade a vontade para prosseguir seus estudos e nos brindar com posts brilhantes como este. Buscar vocábulos no Aurélio em nada disfarça sua bossalidade. Att, Guardião do Rei Troll.

      Excluir
    9. Minha nossa..

      "Buscar vocábulos no Aurélio em nada disfarça sua bossalidade"

      clap, clap, clap

      Excluir
  7. Respostas
    1. Desenvolva, pois assim El Rei pode te humilhar com mais maestria...

      Excluir
  8. Puta q le pario troll. Fala mal do meu ALL IN mas não sabe onde investir.

    Pobretão de vida ruim

    ResponderExcluir
  9. "Logo, a comparação pura e simples do DY com qualquer índice reflete despreparo do inverstidor" matou a pau.

    e a tirinha de saída foia melhor !!! kkk

    []´s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé Ninguém, estar despreparado não é vergonha. Na verdade, em se tratando de RV, é melhor se reconhecer sempre despreparado do que o contrário. O problema aparece justamente nas certezas e na falta de gestão de capital.

      Valeu pela vista!

      Um abraço!

      Excluir
  10. A diversificação de ações eu já aprendi... kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diversificar só reduz o risco setorial, lembre-se que não diminui o risco de mercado.

      Excluir
    2. Ignorando o primeiro anônimo monobíceps, realmente, a diversificação não protege contra pânico generalizado. Porém, eu me restringi a falar unicamente da diversificação em RV.

      Excluir
  11. Parabens pelo texto.
    Penso da mesma forma com relação à carteira de ações.
    Quanto a diversificação dos investimentos, acredito ser benefico ter tambem FIIs e um percentual menor de ouro ou moedas.

    Abc
    Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ricardo!

      Como mencionei acima, nesse post o tema foi unicamente o mercado acionário. Uma diversificação completa tb requer alocação em RF, imóveis, FIIs e, também, uma reserva de valor em dólar e moedas.

      Excluir
  12. Troll, parabéns pelo post.
    Também sou servidor público e minha remuneração é bem próxima da sua. Além disso, igualmente não pretendo parar de trabalhar, mas somente amealhar uma quantidade razoável de patrimônio para poder dele desfrutar mais tarde. Até porque não dá para saber até quando vamos poder contar com um regime de aposentadoria próprio, diferente do geral (INSS), visto que o STF já decidiu que não há direito adquirido a regime jurídico.
    Recentemente venho estudando AF, já tendo comprado alguns papéis para a formação de minha carteira de RV. Neste contexto, gostaria de saber quais os indicadores que vc utiliza para a escolha de ativos. Vc leva em consideração só indicadores fundamentalistas sem se preocupar com precificação? Seria um bom assunto para um post. Abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      Como já comentei em outros posts, eu só me preocuparia com precificação no caso de alocar muita grana em uma só ação, como R$ 500 mil, por exemplo. Nesse caso, comprar num TH e perder 40% do investido, levando 1 ano para recuperar é algo que pode fazer diferença por conta do preço médio alto. Já comprar mensalmente e pouco dilui o preço médio. Nesse caso, a precificação é pura perda de tempo.

      Para começar, veja se a empresa produziu lucro consistente nos últimos anos, com margem mínima de 15%, dívida sob controle e boa governança. Esse é o básico. Mas lembre-se que escolher uma empresa para investir não é matemática, é arte.

      Excluir
  13. Bom post! Sem falar também no risco político. Quem paga muito DY atrai os olhos do governo, vide os últimos acontecimentos. Ano passado já estavam querendo implementar tributação sobre distribuição de DY pagos pelos FIIs.

    Abcs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom ter vc de volta, meu caro!

      Sim, o risco político existe para todas as empresas. E as que mais sofrem são as que o governo quase não interfere, pois aquelas em que o governo é sócio, esse risco é tão evidente que já se encontra devidamente precificado, pois o mercado não é bobo. Por exemplo, imagina o que aconteceria com os papéis da Ambev se o governo resolvesse proibir cervejas com álcool no Brasil?!

      Excluir
  14. Citação digna do blogueiro, heheh

    Belo post. Me deu ainda mais vontade de continuar com empresas fundamentadas e com dividendos ligeiramente baixos. =]

    ResponderExcluir
  15. - gostei do post troll, ficou bem facil para os iniciantes entenderem e abre espaço para discussao para quem ja esta a algum tempo investindo em açoes (eu realmente gosto de ler as opinioes dos outros da blogosfera - principalmente quem ja tem alguma experiencia - alem das discussoes geradas), quanto a sua carteira eu penso que ela e equlibrada com riscos menores que a media do ibovespa e maiores potenciais de ganho.

    ResponderExcluir
  16. Mestre, mais uma vez seu paradigmático conhecimento nos abrilhantou com uma análise digna de toda deferência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use maiúsculas para se referir a este blogueiro de elite!

      Idiota, mais uma vez faltam-me palavras para expressar o quão grato sou pela sua ilustre visita!

      Excluir
  17. Belo post rainha da blogsfera!

    Como já disse, tu é uma mala mas manda bem no que escreve sobre investimentos!!!

    abraço por trás!!

    ResponderExcluir
  18. Tadinha da Flaviana, primeiro pela escolha da ação, segundo pelo nome :S

    DY é apenas mais um item a ser analisado na escolha das ações, jamais deve ser o único! Detalhe tão obvio e tão esquecido...
    boa semana por aí
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome é péssimo, mas ela é gata:

      http://www.estadao.com.br/fotos/6314753ok.jpg

      Excluir
    2. Serio mesmo que é gata? Bonitinha sim, mas gata?
      ...então tá né, sou mulher, não entendo nada mesmo... rsrsrs

      Excluir
    3. hum.... sinto cheiro de inveja ou ciúmes no ar

      Excluir
    4. caraca... a boca dela parece dos gremlins...

      Excluir
    5. kk nem, já passei dessa fase, é que acho gata mulher assim:

      http://img23.fansshare.com/photos/candiceswanepoel/women-blue-eyes-models-candice-swanepoel-desktop-wallpaper-328974808.jpg

      ou assim:
      http://www.dreamstime.com/the-very-pretty-woman-vamp-thumb19922260.jpg

      ou assim:
      http://data.whicdn.com/images/12144685/500full_large.jpg

      :P

      Excluir
    6. sinto cheiro de inveja ou ciúmes no ar [2]

      Excluir
    7. caraca... a boca dela parece dos gremlins... (2)

      Excluir
    8. put@ merd@ Ostra comparando com essas aí é sacanagem com a Flaviana né?

      e
      caraca... a boca dela parece dos gremlins... (3)

      Excluir
    9. caraca... a boca dela parece dos gremlins... [4]
      e os olhos são assustadores

      e put@ merd@ Ostra comparando com essas aí é sacanagem com a Flaviana né? [2]

      Excluir
    10. Ostra comparando com essas aí é sacanagem com a Flaviana né? [3]

      Excluir
    11. Gata mesmo é a JOHANNA MALDONADO

      Excluir
    12. Modeletes não vale, tia ostra.

      A Flaviana tá aí mostrando o sorrisão eletropaulo dela (+5% hoje) mas a senhora pra criticar, pelo menos poderia nos mostrar o seu fatal olhar 43.

      Já somos de casa, vivemos no seu sofá e já se vão 1 ano com a gente só fantasiando com seus pares de tênis?

      Assim não tem imaginação que guente!

      Excluir
    13. É imaginação minha ou tem um "fão" da tia ostra fazendo flood aqui no blog do troll?

      Não é a senhora trollando o post não, né tia?

      hahahahahaha

      Excluir
    14. olha uma bem comum (tirando a tatoo), do tipo que eu gosto e costumava namorar...

      http://25.media.tumblr.com/tumblr_m398gdL85Z1qbmigqo1_500.jpg

      gosto de um rosto bonitinho (não precisa ser lindo absurdo) e um corpão cheio de curva...

      abs

      Excluir
    15. poupe-me, tenho mais o q fazer
      Mas as "modeletes" são gatas ué :P mas tem não "modeletes" gatas assim, questão de gosto, se a menina é gata p vcs beleza, mas não faz meu tipo rsrsrs

      Excluir
    16. - ih dona Ostra ja ta chutando o balde comparando a pobre Flaviana com a Thirteen (digamos entao que a Flaviana e simpatica - Edgard Salvador, meu professor no cursinho dizia que se nao tem o que falar da pessoa diga que ela e simpatica).

      Excluir
    17. Victor,
      Essa é bonita, tirando a tatoo (que raios de tatoo é essa?)
      Se for p ter tatoo aí prefiro essas: http://www.istreetstyle.com/category/hot-tattoo-girl/

      Excluir
    18. Essa Flaviana é bem do nível do Troll.

      Excluir
    19. Analisando aqui com calma, tô acho que o sorrisão da flaviana sofreu um maldoso photoshop de algum invejoso (a) pra ter ficado assim tão alterado.

      Ostra, vc que é fera no assunto: tem como fazer um chroma key na foto da flaviana e trocar o atual por outro sorriso?

      Excluir
    20. Ostra: tambem nao sei, deve ser a representação quimica do tesão, pois foi o que aconteceu aqui... lol eu nao sou fã de tatoo, prefiro uma mulher "lisa" do que cheia de rabiscos... a dona vita é original... kkkkkkkk

      Excluir
    21. A flaviana é cara da anne hathaway. É só trabalhar um pouco melhor a maquiagem, iluminação, angulo e tchan:

      http://slywear.files.wordpress.com/2011/04/anne-hathaway.jpg

      Se rasga, ostra!

      hahahahahahaha

      Excluir
    22. Kkk gostei da explicação Victor!

      Anonimo, o sorriso esta estranho, assim como os olhos, parece caricatura, da a impressão que usaram um tipo de lente q distorce a imagem qdo fotografa de perto o rosto, mas olhando a foto pequena aqui do blog, ela tem esses dois itens bem evidentes. Desconheço chroma key, mas acho q não serve p isso.

      Mas vou cuidar da vida pois ficar vendo foto de mulher não vai me adicionar nada rsrsrs
      Bjs

      Excluir
    23. Ostra, em sua defesa... a ana hathaway da um caldão... ja a dona coisinha ali, sem chance. mal acabada mesmo... vi outras fotos e nao tem salvação. so analisar a charge do troll, a foto é a original da revista e nao tem jeito ali...

      Excluir
    24. Chroma key é isso aqui, ostra:

      http://www.youtube.com/watch?v=CRJ3kDu9FfY

      Como vc diz que é retratista semiprofissional e que faz frela nos findis, pensei que não só conhecesse como também usasse, rs

      Excluir
    25. Isso é usado em filmes :)

      Sou fotografa e por isso mesmo acho um pecado editar fotos, no maximo utilizo ajustes de cores/contrastes, não segui p area de moda justamente pelo excesso de edição fotografica.

      Se vcs soubessem tudo q é feito em revistas como Playboy kkkk ou se a mulherada soubesse como são as modelos antes do photoshop, viveriam mais tranquilas e menos malucas com a propria imagem.

      Excluir
    26. AO ANONIMO QUE DISSE SER A TAL FLAVIANA NO NÍVEL DO TROLL : Vc se confundiu. O nome é parecido, mas o correto mesmo seria Flavianne Amaral. Esta sim que tem QUASE o nível do Meu Rei Troll. Att.: Guardião do Rei Troll.

      Excluir
    27. É Guardião de El Rei, essa Flavianne Amaral levaria um mês de meu aporte fácil... hehehe

      Excluir
    28. Acho que minha musa está com ciúmes de El Rei! kkkk!

      Excluir

    29. caraca... a boca dela parece dos gremlins... [5)

      e put@ merd@ Ostra comparando com essas aí é sacanagem com a Flaviana né? [3)

      Excluir
    30. caraca... a boca dela parece dos gremlins... [6)

      Mas de costas ou com meu p. na boca, que diferença faz a cara de gremlins? Huahuahauahaua

      Excluir
    31. como ela vai ficar de costas com seu pau na boca???

      Excluir
    32. Tu é burro?
      De costas OU com meu pau na boca, analfa

      Excluir
    33. Ah tá. Pensei que seu pau fazia a curva

      Excluir
    34. Oi, Dona Ostra!

      Puxa, cê tá por fora, criança! Chroma Key é usado em filmes, mas também é usado em fotos! Fica o maior barato!

      Esse vídeo explica bem, veja:
      http://www.youtube.com/watch?v=mA1ii3to4AE

      Por exemplo: se vc quiser pode sobrepor uma foto dos seus cambitos com all star em qualquer imagem achada na internet que fica super realista e só profissionais conseguem distinguir o efeito!

      Experimente! ;^)

      Excluir
    35. Como é q é troll? De costas com pau no se c*? Kkkkkkkkkkkk

      Excluir
    36. Pq o pessoal insiste que as fotos da dona ostra são fakes? ela nem posta nada de mais!

      Excluir
    37. Pq eles naum tem mais o que fazer entaum passam o dia em blogs trollando os outros

      Excluir
    38. Gente, o Mizifio, Jênio dos Dividendos e El Gnomo de Itapira é doente mental...

      Ele passa o dia na internet desacreditando dos blogs alheios... a doença é tanto, que agora as fotos são montagens! kkkkkk

      Excluir
    39. e vc passa o dia todo desacreditando o Mizifio, né Dimamá? Quem é mais doente então?

      Excluir


    40. Que Dimiquinho.... kkkkkk

      Excluir
    41. O cara fala q dividendos são indiferentes... e fala de um jeito pomposo e tals... imagina um iniciante lendo?

      Mas é só ver o gráfico q o Troll postou aki pra ver q quão indiferentes eles são...

      E essa dos dividendos é uma... pedi um exemplo de empresa boa, ele sugeriu a Sadia (pq se fudeu em 2008), mas qum investiu nela no LP ganhou do CDI tranquilo...

      Enfim, tenho zilhões de exemplos dele, o cara é uma derrota sem tamanho...

      Excluir
    42. olha só quem tá falando... o cara que perde pra poupança! rs

      Excluir
    43. Perdi pra poupança da mesma maneira q vc possui um cérebro... rs

      Excluir
    44. E aí, dimarcinho? Como está a sua busca paranoica pelo mizifio? vc já desmascaralhou o safado? kkkkk

      mas porque será que aquela sua tabela que começa com $100 e termina com $100 depois de 10 anos não bate com o grafico de "140" anos de sp500 (kkkkkk) do troll?

      http://di-finance.blogspot.com.br/2012/11/dividendos-e-sua-forca.html

      Ah, tá explicado no texto: qualquer ação que paga bons dividendos tem a "obrigação" de valorizar e muito no longo prazo, né? Só não ganha quem não quer: a bolsa é simples as pessoas é que complicam... kkkkk

      mas pelo visto vc é o tipico ingenuo que compra ideias e investimentos atraves de desenhos ou folders "genéricos" sem nem analisar como foram gerados esses dados de "140" anos, rs?

      Quando alguém publica algo que te agrada, vc nem pensa: compra a ideia e corre pro abraço.... kkk

      ps - Anon: a carteira do Didimocozinho perdeu pra poupança por um lado, mas ao mesmo tempo ganhou por outro graças ao sistema de cotas! É simples, mas é complexo!

      Excluir
    45. Mizifio,

      Vc é tão burro a ponto de não entender um artigo tão simples como este...

      Obrigação o mercado realmente não tem, mas se a taxa livre de risco está pagando 7% e a empresa com excelentes resultados está pagando 19%... bom, não sei vc, mas eu iria comprar a de 19%...

      Vc iria de 7%, né?? Q nem nakele exemplo do 1% de perder tudo, né??? kkkkkkkk

      El Gnomo de Itapira, conte-nos: qual é/foi a sua profissão?

      Excluir
    46. Dipatetinha, rs

      A empresa com bons resultados não "paga" 19% (ou qualquer outro valor) ao dono de uma ação sobre seu valor spot, mas sim, a ação "pode" valorizar 19% em Bolsa ou até mais. E aí caso ocorra uma distribuição de proventos então essa valor é debitado dessa valorização e entregue ao acionista.

      Vc usa erroneamente a comparação de taxa livre de risco com dividendos, rs

      Vc quer saber minha profissão? Isso te ajuda em alguma coisa, rs? Se bem que vc acredita em qualquer coisa que escrevem em blogs, portanto, vu arriscar: sou cientista de foguetes.. kkkk

      E aí? Como andam suas investigações sobre o gnomo de itapira? Já pelo menos olhou num mapa onde é itapira? Cidade pequena.... Não deve ser dificil descobrir quem é esse cabra! Vou te dar uma ajuda, achei esse link que revela algumas coisas sobre ele:

      http://reidasbluechips.blogspot.com.br/p/os-integrantes-da-corte-do-reino-das.html

      Parece que ele é amigo do Rei das Blues ou se duvidar é a mesma pessoa. Vai farejarando que uma hora vc encontra... kkkk

      El Mizifio

      Excluir
    47. Vc é patético mesmo...

      Me responde uma coisa apenas: se você é TÃO FODA e TÃO BOM e TÃO MELHOR q todo mundo e a blogosfera inteira está errada e mentirosa, pq vc não criou há 10 anos atrás um site? Com ctz absoluta vc ganharia um bom dinheiro, afinal de contas, só as suas ideias estariam corretas. E desmentiria de vcs esses charlataões q tem por aí!! Estaria fazendo um bem enorme para a sociedade?

      Cara, vc é tão bom q passa a impressão de ser o cara mais foda de finanças do mundo!

      Diga-me, Mizifio, pq nunca fez isso?

      Mas botar a cara a tapa não é fácil, né?

      Excluir
    48. Impressão errada, Dimizifio....

      Porque as coisas que esclareço pra vcs e que vc classifica como "foda", são o "bêabá" do mercado; o "aeiou" sobre finanças. O básico do básico; aponto e alerto sobre aquilo que é reconhecido como 100% "errado".... Enfim o trivial.

      Portanto não tem nada de excepcional as coisas sobre mercado e finanças que converso com vcs. Ao contrário: não sou eu que sei muito; é vcs que sabem muito pouco mas se acham os iluminados, rs

      Sem contar é claro, que a grande maioria de vcs "inventa" histórias que não batem nem mesmo com a realidade. Até a rentabiidade do Bufffet já foi superada por diversos blogueiros, num mercado tão pequeno e magro de pessoas físicas ativas.

      Sendo assim a "nata" do tão foda, tão bem e tão melhor são vcs e não o seu miguxo aqui, rs

      Montar um site e ser reconhecido falando sobre coisas tão básicas com gente que vive no mundo da fantasia é meio que chover no molhado, sem contar o papelão que é ser reconhecido dando atenção e debatendo com uma garotada arrogante, ingenua e cegas pela ganância.

      Estar aqui conversando com vcs é interessante. Mas no mundo real, acredite, jamais iria conseguir conversar com vcs nem 5 minutos.

      Mas uma coisa é certa: se eu montasse um site com fins lucrativos iria faturar com certeza, acredite, rs. Mas pra faturar de verdade eu teria que fazer outro jogo que seria manipular os desejos de vcs levando-os a sonhar alto com o mercado, rs.

      Portanto fazendo o que eu faço, só mesmo na condição de anônimo: ser objetivo, direto: falar reto sobre coisas tão básicas, mas que não sei o porquê, vc está julgando serem "fodas" ou "inéditas".

      Deste modo, pelo meu ponto de vista, e já respondendo a sua questão: sim, eu estou fazendo um certo bem a sociedade vindo aqui somente pra conversar com vcs, rs

      Excluir
    49. Enfim, "blá blá blá"

      "Enfim, o trivial"

      Tu virou piadista agora??????

      Excluir
    50. Pois é, dimarcinho, rs

      Resumindo, toda vez que vc lê algo que o incomoda, te assusta ou o faz pensar o resultado é: blablablá trivial e tals... kkkk

      É por isso que não dá pra te levar à sério:

      "me the joker, you the illuminated!"

      Esta sim é que é a resposta que vc realmente sempre "merece" receber. E claro, isso não o faz nem de longe, entender porque vc é sempre tratado como um risível pateta sem noção...

      Excluir
    51. eheheheheh, ou é o pimom ou o hidden

      Excluir
    52. mal sabe onde o dimasinho tá se metendo

      Excluir
    53. Qual é a desse Hidden afinal de contas???

      Excluir
    54. Cara vc ainda perde tempo com o queda livre aff

      Excluir
  19. El Rei, solicito de Vossa Majestade, autorizaçao para exarar minha desprezível opinião a respeito de um tema recorrente em vossas postagens...

    Acabamos de encontrar a namorada perfeita para o Sr. Pobretão. Não é feia, tampouco bonita, possui uma certa simpatia e compartilham entre si o interesse por ELPL4.

    Aguardo vosso parecer quanto à indicação do contato da médica, ao retrocitado blogueiro, para que este possa TENTAR falar com ela.

    Saudações, aproveitando o ensejo para deixar-lhe os votos da mais elevada estima e consideração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ela ja tem blog :

      http://canseideserpobre.wordpress.com/

      Excluir
    2. victor, comentar o dia inteiro em blogs não bota comida na mesa

      vai procurar um emprego, mané!

      Excluir
    3. Estou com a semana ganha otario, e ja achei um emprego, chuuuuupa

      Excluir
    4. Vitorina vá procurar emprego, um abraço apertado por tras.Vê se lava a boca antes de me falar.

      Excluir
    5. lave a boca antes de chupar meu pau.

      Excluir
  20. mimizento do jeito que é o pobreta vai resmungar o motivo que levaram a arrumar uma namorada para ele que nao seja uma panicat(mesmo que ganhe muito mais que ele)

    ResponderExcluir
  21. Num intindi a fotu
    Ass: codorno

    ResponderExcluir
  22. ERP - Equity Risk Premium

    ResponderExcluir
  23. Dá uma comentada lá no meu blog, só foram 100 comments no último post, a verba do AdSense tá caindo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só virar o disco! kkkk!

      Excluir
    2. Fiz um post sobre MBA pra enxer linguiça, vamo ver se cola...

      Tô meio sem assunto, cara

      Excluir
    3. Já tá começando mesmo a falta assunto no pobreta: voltando ao debate sobre MBA, putz!

      Ora de debandar do blog do pobreta, caros coléguas comentaristas, para procurarmos novas e renovadas pastagens para os nossos salutares desjejuns debatedores!

      Vc nos aceita por aqui, El Rey?

      Excluir
    4. Dá uma força aí, Anônimo

      Tô precisando de IBOPE, prometo até diminuir o rigor da minha moderação por lá

      Excluir
    5. Ora, Jênio dos Dividendos, e por que eu não haveria de aceitar a ti e a tua miríade de seguidores igualmente malfadados? Sê bem-vindo à morada de El Rei, porém, saiba que aqui há liberdade tanto quanto minha superioridade seja reconhecida e acatada.

      Excluir
  24. pobretao de vida ruim22 de janeiro de 2013 às 16:45

    gente criei um novo blog , Aí vai o endereço
    www.eudepiloocu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Troll, acessei o post do Blog Rico por Acaso, onde ele fala sobre uma projeção de boas pagadoras de dividendos para 2013. Senti falta de seu comentário, por favor enriqueça o comentário no blog dele, seus súditos agradecem! Abraços! http://www.ricoporacaso.com/2013/01/projecao-boas-pagadoras-de-dividendos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. El Rei já derramou uma gota de sabedoria naquele blog.

      Obrigado Dúca!

      Excluir
  26. Porra Troll, veja seu amigo Eike só falando m. e dá um jeito nele. O cara criou a nova ordem que naum serve P.N. e no ultimo post (de hoje) ele dá mil voltas para descobrir a roda : tem que aumentar o aporte e o rendimento na RV, de preferencia diversificando. Cara panaca pô

    ResponderExcluir
  27. El Rei, estava a pensar aqui e acredito q descobri algo relevante...

    Se vossa majestade não é fiscal da receita federal, então deve ser pelo menos analista do MDIC.

    Oh magnificência tenha piedade de minha insabidade e indiscrição, mas me percebi diante de um incontrolável desejo de descobrir o caminho daqueles q rumam ao milhão, de forma exitosa e inexorável...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mel dels.... kkkkk

      Excluir
    2. O cargo onde realizei minha investidura é irrelevante e é praticamente impossível alguém descobri-lo. Basta ter foco e estudar pelos livros certos que vc passa em qualquer concurso.

      Excluir
  28. Vaquinhas leiteiras... uma blza... Em todos os sentidos, digo, todas os tipos de vaquinhas leiteiras que você consiga imaginar, desde vaquinhas, a ações, a seios fartos como esses... c besta trem!!!

    ResponderExcluir
  29. eh Troll seu amigo gerentinho investidor foi chorar as magoas de llx no forum da bastter.com e recebeu uma resposta a altura da cagada...

    ResponderExcluir