domingo, 24 de agosto de 2014

Conselhos ao Guardião do Mobral, Economicamente Incorreto, Poney e demais jovens mancebos


Vai desistir mesmo?!

Eu ia escrever um comentário no post do Guardião do Mobral, mas começou a ficar tão foda que eu resolvi escrever um post, pois imagino que muitos outros jovens mancebos imberbes estejam se sentindo da mesma forma. Logo, quero que minhas palavras tenham o maior alcance possível.

Nobilíssimo Guardião,

Entendo que esteja desanimado com as travessuras que a vida nos planta. O cotidiano é um desafio árduo, incerto, obscuro. Somos seres cheio de expectativas em relação à vida. Porém, a dura verdade é que quase nada do que desejamos nos é atendido. E quando atingimos uma meta, a felicidade que nos toma se esvai em pouco tempo e voltamos a ficar vazios.

É amigo, ninguém disse que seria fácil...

Se a estrada é longa e parece sem fim, então o que fazer? Eu creio que devemos apreciar a viagem. Não se deve criar expectativas em relação à nada. Como isso é quase impossível, logo essa melancolia e frustração que você sente é inevitável em algum ponto da vida.

Falando mais especificamente sobre investimentos, eu acho que você não definiu muito bem seus objetivos. Ou, se os definiu, foi em patamares muito irreais. Não adianta investir na renda variável para ficar rico. Simplesmente não vai rolar. Eu tenho meu plano de investimentos planilhado, com meta de aportes, prazo, estimativa de inflação, etc. Você tem o seu? Se ele está em sua cabeça, coloque-o no papel. Enquanto ele estiver no plano das ideias, irá sofrer influências das mais diversas.

Eu sei que em nenhum momento você citou que quer ficar rico rápido com a bolsa, mas eu sei que, assim como o Poney, é isso que o você quer. Quem não deseja? Mas quem pensa em investir na bolsa para ficar rico só vai se frustrar mesmo. Imagina só se fosse tão fácil ler meia dúzia de livros, selecionar 10 empresas e cruzar os braços? Ser minoritário é muito cômodo, mas tem seu preço. Se quer ficar rico, você deve correr o risco do mercado e ser majoritário. Se quer continuar sendo minoritário, a bolsa será apenas uma forma de poupança estatisticamente superior ao CDI no longo prazo. E longo prazo é pelo menos 20 anos. Se quer ficar rico antes disso, aumente seu aporte. Não tem como fugir disso.

Lembre-se, só há uma verdade inexorável em renda variável:

"A cotação segue os fundamentos no longo prazo."

Mostre-me um contra-exemplo da afirmação acima que eu liquido minha carteira no próximo pregão.

Não sei se você já leu algo sobre controle emocional em finanças, mas eu posso perfeitamente saber que você está tomado por emoções negativas típicas de pessoas que olham o HB todos os dias e ficam eufóricas com alta e depressivas com baixas. Não é possível tomar boas decisões nesse estado. Você deve entender de forma urgente o significado de ser proprietário de uma parcela do capital social de uma empresa. E deve aceitar que isso não tem absolutamente nenhuma relação com os preços do HB. Discordar disso e me chamar de papagaio do Bastter é direito seu, obviamente. Mas eu estou nessa há mais de 10 anos e já passei por euforia, marasmo e depressão. Posso dizer com muita propriedade que estamos num dos melhores períodos para acúmulo de ações já vividos por este país. O que você queria? Comprar ações a preços 10% mais caros todo santo mês? Como você vai fazer isso se na primeira pernada de alta de Bradesco e BB você já pulou fora? O mesmo vale para o EI com a Petrobrás! Assim como vocês perdem na baixa, tenho certeza que vocês deixariam de ganhar muito num bull market! E isso tudo por se deixarem dominar por sentimentos de medo, ansiedade, depressão, etc.

Aspectos relevantes sobre o mercado que todos devem saber:

1) A cotação segue os fundamentos no longo prazo (única verdade inexorável).
2) Governos e partidos vem e vão. Bons empresários se adaptam e pequenos investidores diversificam.
3) O que mata uma empresa não é o governo, é a má governança.
4) Se você é holder, comprar na baixa e vender na alta é impossível e só serve para gerar mais despesas e frustrações.
5) Ser trader não é sentar na frente do PC e fazer meia dúzia de operações por mês. Traders de verdade fazem dezenas (ou até centenas) de operações mensais. O custo disso é altíssimo e o lucro é incerto. Deixe para profissionais, pois traders ocasionais só levam prejuízos após alguns stops e violinos.
6) Não pragueje a especulação de curto prazo: é graças a ela que você adquire ações de boas empresas mensalmente para seu buy and hold.
7) Falando nisso: todas as bolsas de todos os países do mundo são tomadas de capital especulativo de curto prazo. Isso é muito melhor do que extremo oposto, que seria todo o capital engessado nas mãos de uns poucos investidores.

E por último:



Agora, em relação aos FIIs, eu estou de acordo. Acho esses fundos muito obscuros. Porém, eles ainda são algo recente. Eu acho que devem melhorar muito. O Tetzner estava fazendo um trabalho visando exigir mais transparência dos gestores. Vale a pena acompanhar e contribuir.

Por fim, espero que reflita bastante antes de tomar uma decisão. Espere ao menos um mês para saber se quer mesmo se desfazer de suas ações. Se chegar a conclusão que não quer mais saber de renda variável, não tem problema algum nisso. Ninguém é obrigado a investir em renda variável. O que enriquece é o aporte.

"A melancolia é a felicidade de se ser triste."
- Victor Hugo (1802 - 1885), escritor francês -

52 comentários:

  1. Se você quer ficar rico rápido torça para Dilma ganhar. Esse e o paradoxo.

    ResponderExcluir
  2. Troll,

    Parabéns pela postagem! Não tem jeito, para investir na Bolsa, o segredo é ter disciplina para aportar todos os meses e paciência para esperar os resultados aparecerem. Quem realizar essas duas coisas certamente vai colher ótimos frutos em um futuro próximo.

    Eu acho que também sirvo de exemplo, pois, fascinado pelo mercado de ações, realizei várias compras, inclusive de algumas empresas que eu me arrependi depois. Não que as empresas sejam ruins, contudo, você tem que ser parceiro e ACREDITAR no negócio em que você é sócio.

    Fica a minha dica também, no caso, de não ir com muita sede ao pote como eu fui. Quem nunca comeu melado, quando come, se lambuza.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Troll,

    Concordo com tudo que diz no post e, falando especificamente de mim, me esforço bastante para controlar o lado emocional. A adoção por mim do método de alocação de ativos à la Bastter se justifica nisso, ou seja, buscar a exclusão do emocional na tomada de decisão. Tenho tentado seguir isso a risca e a operação de ajuste com a Petrobras foi justamente para chegar no ponto que eu buscava em termos de estratégia.

    Concordo plenamente quando diz "E isso tudo por se deixarem dominar por sentimentos de medo, ansiedade, depressão, etc." e admito que existe sim um sentimento de medo e ansiedade, que tento controlar a todo instante, mas não posso garantir como vou me comportar em uma nova situação inesperada. Hoje eu me sinto muito mais seguro na bolsa, mas tenho dúvidas se é amadurecimento ou simplesmente porque deu uma subidinha. Quando cair novamente terei que observar como está meu autocontrole.

    Parabéns pela mensagem, pois é assim que se contribui para uma comunidade.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI,

      Se você parar para analisar friamente, acompanhar as cotações é uma coisa absolutamente inútil. Devemos nos preocupar com os LUCROS das empresas, afinal, as cotações seguem os mesmos no longo prazo e nós só ganharemos algo se as empresas lucrarem.

      O problema é que é tanta besteira falada na imprensa, como comprar no fundo e vender no topo, downside, upside, recomendação de antalistas, enfim, é tanta abobrinha sendo bombardeada por aí que acabamos, mesmo sem querer, nos infectando com isso.

      Cabe a nós termos a sabedoria de ignorar tudo isso e acompanhar tão somente os balanços.

      Abraços.

      Excluir
    2. IL, já não me ligo mais em cotações individuais. Olho a carteira como um todo e as informações das empresas. Se estou ganhando 50% em uma empresa e perdendo 50% em outra, não me importo, pois meu foco é a carteira e o objetivo é ter uma carteira vencedora.
      Abraços

      Excluir
  4. "Keep calm and wait for dividends"

    Vamos ficar na boa Troll, a situação ficou um pouco mais pesada e o pessoal já começou a ficar esquizofrênico.

    ResponderExcluir
  5. O problema do guardiao eh q ele fica o dia todo vidrado no hb, deve ser aposentado, tah noiado com cotaçao, vendeu bbas cedo d+ e tah com dor de corno vendo ela nos 30, tah tao pilhado nisso que vai enlouquecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O troll tudo sabe, tudo vê. Vocês todos são um livro aberto pra esse cara de tanta visão.

      Excluir
    2. bbas bate 31, e o guardiao carente deve ter infartado hj, entregou de mao beijada na altinha e agora tah depressivo, tadinho.

      Excluir
  6. Troll,
    Sempre te achei um babaca, mas hoje tive uma mudança radical em minha visão, achei extremamente coerente, útil e didático sua postagem, ajudou a melhorar o nível de discussão e jogou uma luz no caminho de alguns investidores que ficam mais tensos.
    Bufet diz para ser medroso quando todos são agressivos e agressivos quando todos são medrosos, vejo a bolsa dando uma oportunidade ímpar e as pessoas fugindo ao invés de aproveitar, fazer o que é da natureza humana.
    Conheço algumas pessoas que investem a 25, 30 anos, eu insto desde 2010 apenas, é todas estão ricas, mas sempre me dizem que a riqueza foi construída aos poucos e como bola de neve.
    Outra coisa interessante, uma vez conheci um contador de uma grande corretora de valores pessoa muito preparada, perguntei se ele tinha ficado rico, ele me disse não, pois havia sempre ficado atrás da grande jogada e comprou e vendeu, ficou trocando dinheiro no mercado, mas me disse os clientes mais ricos hj são pessoas que foram acumulando ações de boas empresas ao longo prazo e me deu exemplo de uma que investiu por vinte anos mensalmente, além de todos os dividendos, disse me que hoje ela tinha uma carteira bastante razoável e que recebia de dividendos valores muito maiores que a sua aposentadoria e disse que cansou ao longo dos anos de alertá-la que era o momento de vender as ações que tinham valorizado muito, que ia analistas diziam que vinha uma baixa pela frente e etc, finalizou falando ela que devia ter me aconselhado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contador de corretora fazendo contato e assessoria a cliente da própria corretora? Em que mundo isso aconteceu? É cada um mais cascateiro que outro por aqui. Aposto que esse anom é troll se dando uma força. é engraçado, mas não deixa de ser ridículo.

      Excluir
    2. Guardião da Blogosfera24 de agosto de 2014 às 20:29

      "Outra coisa interessante, uma vez conheci um contador de uma grande corretora de valores pessoa muito preparada"
      O cara apenas diz que conheceu e o anon 20:07 bostejando falando que ele fez "contato e assessoria". É por pessoas que não sabem ler e interpretar que as vezes fica chato falar sobre algo na blogosfera. Tenho certeza que este anon 20:07 é um zé ninguém, que não tem patrimônio nenhum e nenhuma experiência, pois pelo contrário contaria algo mais útil do que tentar denegrir alguém que nem conhece. E por favor, faça umas aulas de interpretação. Volte para a escola primária.

      Excluir
    3. "Outra coisa interessante, uma vez conheci um contador de uma grande corretora de valores pessoa muito preparada........

      .......mas me disse os clientes mais ricos hj são pessoas que foram acumulando ações de boas empresas ao longo prazo.....

      .....E DISSE QUE CANSOU AO LONGO DOS ANOS DE ALERTÁ-LA que era o momento de vender as ações que tinham valorizado muito, que ia analistas diziam que vinha uma baixa pela frente e etc, finalizou falando ela que devia ter me aconselhado."

      Aham...

      Excluir
  7. O discurso do Guardião é o mimimi típico de todo anti PT
    Na primeira pesquisa pró Dilma ele ficou desiludido e chamou todos os brasileiros de otarios.
    Paciência...

    ResponderExcluir
  8. Tenho a impressao que os momentos de incertezas vao declinar.

    O Troll nos brindou com uma belezura.

    Pessoal vamos saborear uma cerveja bacana da ABEV3 e relaxar, afinal hoje é domingo.

    Dicernimento e coragem a todos os colegas de blog.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. troll = papagaio de bastter

    ResponderExcluir
  10. Troll, sempre te considerei um cara enjoado e crianção, mas tenho que reconhecer que vc, finalmente, amadureceu e mandou bem nessa. Espero que posts desse tipo sejam mais comuns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, troll. Já que ninguém te entende o jeito é você se autoelogiar. Vai que funciona.

      Excluir
  11. Na adolescência tive uma namorada que o pai e a mãe faleceram em um acidente aéreo, receberam indenização e seguro de vida, cálculo algo como 1 milhão hj, o tio pegou o dinheiro e aplicou metade em RF e metade em ações lembro das ações petro, vale, Souza cruz, brahma, banco do Brasil, apenas essas cinco, hj passados quase 25 anos, sei que o patrimônio multiplicou e ela recebe muito dinheiro de dividendos.
    Um dia desse encontrei o tio dela e perguntei se ainda tinham ações da petrobras, ele tb era investidor, mas com um portfólio menor, ele disse que sim! Perguntei se não tinha medo. Ele respondeu que aplica em petrobras desde a década de 70 que ela já teve momentos muito difíceis e citou omgoverno FHC, quando a empresa está sendo preparada paraser privatizada e estava muito mal, falavam até que se não fosse vendia iria quebrar, que queriam mudar o nome para petrobrax, mas que continuou investido. Depois disse que do ultimo topo, cerca de 40 reais, até hoje já perdeu 50 por cento do valor, mas que vem comprando muita Petrobras aproveitando a promoção, pois uma hora melhora, afinal a melhor coisa do mundo é uma empresa de petróleo bem administrada é a segunda uma empresa de petróleo mal administrada. Pior que tenho conhecidos que diz que ele deu sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troll, tá meio ridiculão voce escrevendo de anom histórias inventadas.

      Excluir
  12. Troller, acho que você deveria fazer mais posts sarados como este, rs, pelo menos um por semana. Dedique sua energia a escrever bons textos bem ilustrados como de costume, em vez de trolar os blogs por aí, se bem que tenho visto poucas trolagens sua, rs

    ResponderExcluir
  13. Excelente post Troll.
    Importante trazer sua experiência de RV para o pessoal.
    Parabens pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  14. Belo post, Troll.

    Eu mesmo sou exemplo dos problemas causados pela falta de planejamento. Perdi alguns anos e boas oportunidades por não ter atentado a esse detalhe antes.

    Ainda não posso dizer que sou um exemplo de sucesso, mas já percebo que a bola de neve começa a ganhar força.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Boa Postagem Troll !! em se tratando de investimentos é necessário manter o sangue frio, não vou votar na Dilma mas mesmo que ela se reeleja continuo 100% em Renda Variável e bola p/ frente !! Abraços !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem entra na Bolsa tem de ter coragem, se ficar com medo da Presidenta vai ficar paralisado.

      Excluir
    2. O cara mais sensato até agora, quem quer ganhar gran tem de saber correr riscos.

      Excluir
  16. Excelente post! PF só vai conseguir levar lambada tentando adivinhar topo e fundo, girando girando e não saindo do lugar. Pessoal tem preconceito com o Bastter, aposto que ficam o tempo todo lendo as matérias da Infomoney, fazendo trade com TD, fazendo merda com opções e seguindo dicas de "investimento do mês", "carteira recomendada", "hora de vender", "hora de comprar", "oportunidade", blablabla.

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A infomoney vive estimulando o giro. Toda semana há uma carteira "recomendada". Perfeito para ferrar o investidor iniciante.

      Excluir
  17. Obrigado Troll, esse post é realmente matador e de grande valia para os novatos e experientes envoltos numa espiral negativa.
    Eu tenho minhas metas planilhadas, mas percebi que esqueci de uma variável das mais importantes 'INFLAÇÃO', vou ver se faço um acompanhamento para fazer o ajuste do valor dos aportes anualmente, e vou acompanhar o VPL (Valor Presente Líquido) dos meus investimentos.
    Pode compartilhar como trata a inflação no seu acompanhamento?

    ResponderExcluir
  18. O problema de muitos investidores é acreditar no papo ANTI PT do Rodrigo Constantino e outros. Eles ganham dinheiro para falar besteiras e exagerar muito. E o leitor perde ao ficar em pânico.

    Depois que MArina foi ao segundo lugar no Ibope, Aecin agora apóia o Bolsa Família e fala em aumentar a ajuda dada em dinheiro aos velhinhos.Ou seja, criticou o PT e promete gastar mais com o social....Qualquer partido que acabar com o Bolsa Família pode estar assinando sua sentença de morte, o povão adora esse dinheiro, que foi inventado pelo P$DB.


    Bolsa é investimento de risco, quem quer lucrar bem tem de aceitar isso. Se ficar com medo de partido a ou b vai se ferrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou um cara que lê tudo da blogosfera, apesar de quase nunca me manifestar.

      Sem querer (de verdade mesmo) levar o assunto pra política, até porque a mensagem o Troll é bacana e não tem nada a ver com isso, mas… … …

      … mas não posso deixar passar essa (se o Troll quiser apagar, ok):

      **VAI TOMAR NO CU, ZUMBI DO PT!!**


      Porra! ATÉ AQUI esses escrotos vem encher o saco?


      Pirate.

      Excluir
    2. O governo Lula foi maravilhoso para os acionistas. De 2003 a 2007 a Bovespa disparou. Agora estamos numa crise mundial, se a China compra menos minério a Vale tem menos lucro. Se há menos lucros haverá menos consumo.


      Deixe de ser mané, Pirate. O Constantino e outros da Direita escrevem algumas coisas interessantes de vez em quando, mas o P$DB ficou 8 anos no poder e perdeu.

      Quem decide os votos é o momento econômico, o poder dos presidentes diminui a cada dia. As empresas mandam no mundo.


      Estou torcendo por Marina.que está associada a herdeira do ITAÚ!!!!! Em momentos de pânico sempre haverá empresas pagando bons dividendos.


      Vai estudar, Pirate, ser manipulado por direitista é ter medo do fantasma de Lênin.

      O PT já me deu lucros, se aparecer outro partido que coloque dinheiro no meu bolso eu voto. Quero grana.

      Excluir
    3. Pirate, dizem que Aecin vai cheirar muito pó se perder a eleição, mais 4 anos longe do poder.....


      Tem empresário burrinho blogueiro que sonha em fugir do Brasil, mas investidor tem de encarar os desafios.


      Quem acredita em direitista vai tomar na olhota,PIRATE, pare de ler esses reaças....

      Excluir
  19. Quem inventou o Bolsa Família foi o Fernando Henrique.

    ResponderExcluir
  20. Troll...excelente post...Acredito que há muita histeria girando em torno da reeleição de Dilma, contudo esse período do PT no governo gerou grandes ganhos para muitos empresários e investidores da bolsa. Desistir por conta de política é besteira e precipitação. Aqui nada mudará muito, apesar de o mercado gostar mais de outro candidato. O Brasil não é um país para principiantes, mas também não somos uma Argentina ou uma Venezuela.
    Por sinal, pelo que depreendo dos seus comentários e pelo valor dos seus aportes mensais, me parece que vc é um "funcionário público" das melhores carreiras (Juiz, Promotor, Auditor Fiscal, etc.). Estou certo?
    Aliás, vc poderia compartilhar essa planilha de plano de investimentos conosco?
    Abs

    ResponderExcluir
  21. Troll também gostei de ver uma mensagem de conteúdo.
    Já havia gostado bastante do conselho que deu para o Pônei (apesar de o mancebo não o ter escutado).
    Espero que posts assim se repitam com mais freqüência.

    Aliás, se permite uma sugestão, gostaria que fizesse uma postagem bem didática sobre o seu desempenho com opções. Você já me explicou sobre a lógica de sua planilha no mês passado, mas continuo não conseguindo enxergar com clareza como tem se saído e se esta estratégia realmente tem validade.

    Se puder, coloque para nós uma planilha com seus ganhos e prejuízos mês a mês, rentabilidade histórica e custos operacionais, e compare este desempenho com outros indicadores, como o Ibov, o Small e o CDI.

    Abraço

    ResponderExcluir
  22. Troll, excelente post, serviu para iluminar os que estão com medo da Dilma....

    Mas gostaria de saber o que você acha do Investidor Heavymetal, um grande bloguerio, ter vendido a maior parte de seus ativos para comprar um apto de 2 milhões.Particularmente, achei que o rendimentos dos fiis dele pagariam o aluguel numa boa. Não vejo vantagem em comprar imóvel antes de ter 5 milhões de patrimônio.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anom, você é o Corey ? ;)

      Excluir
    2. O Corey não aprendeu a comprar ações na bolsa até hoje. Mesmo depois de ter lido mais de um livro e visto vídeos do Bastter.


      Acho estranho um investidor com muito conhecimento comprar imóvel agora, num momento pré estouro de bolha. O dono do facebook mora de aluguel até hoje.....

      Excluir
  23. Gostei do post (principalmente da garota da capa...) tranquiliza e faz a gente ficar com a cabeça no lugar no meio de toda essa volatilidade. Vou olhar pra minha carteira com outros olhos agora, obrigado!

    ResponderExcluir
  24. Valeu pelo post Trolleta. Controle emocional realmente é FODA! Mas é um dos maiores passos que se pode dar n vida, e sei que você pode ajudar bastante nisso.
    Abraços

    ResponderExcluir
  25. Rapidamente, pois a semana está bastante apertada, gostaria de parabenizá-lo. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  26. excelente post troll... um dos melhores que li na blogosfera, parabéns!!

    ResponderExcluir
  27. Superação total, Troll. Esse post entrou para a História por sua qualidade e pertinência.

    Mas vc ainda deve um post sobre técnicas de estudo para concursos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E outro sobre as gps baratas e gostosas do tempo de vacas magras

      Excluir
  28. Aecin caindo e Marina subindo....Senhores, quais empresas devem ser favorecidas no caso de a seringueira ganhar a eleição?? ABEV3 vai ter restrições de propaganda? Carros elétricos serão subsidiados pelo Governo e GETI4 vai à Lua? Invepar vai ter mais linhas de metrô?

    Um investidor deve estar preparado para qualquer governo, qualquer situação financeira. Não dá para colocarmos os nossos candidatos ideiais no Palácio do Planalto.

    Sempre vai haver empresa lucrando mais que outras em qualquer situação. Cabe aos investidores investigar as que estão aumentando os lucros, como o grande ZEMobral fazia.



    Quem tiver medo do futuro que vá para a caderneta de poupança.

    ResponderExcluir
  29. Como vai teu emprego top do Detran-rj carequinha tetinha.Como numa repartição pública deixa funcionário acessando blogs e escrevendo merdas como anônimo.

    ResponderExcluir
  30. eh Troll... agora o Burrey e o Guarda devem estar batendo a cabeça no monitor do HB ao verem a recente subida dos ativos...e não foi por falta de aviso de sua Graça.
    mindingu

    ResponderExcluir
  31. se eu tivesse vendido minhas BBAS3 por 26,xx como fez o guardião, hoje eu não estaria desiludido, mas estaria pensando em me matar

    ResponderExcluir
  32. Devido a alguns a uma carga atípica de trabalho, precisei me afastar do blog, ficando apenas na moderação de comentários monobíceps acéfalos. Agradeço a todos os que comentaram neste post.

    Um abraço d'El Rei!

    ResponderExcluir
  33. Belo post Troll!!!
    Gostaria de ter aprendido esses 8 apectos antes, mas tudo bem, acabei aprendendo (na marra! como dizem...)
    Se quiser, veja um pouco da minha historia na bolsa...

    http://investidoringles.blogspot.com/2015/03/meu-inicio-na-bolsa.html

    Abracos.

    ResponderExcluir